Pesquisar este blog

25 de março de 2011

- Pré-História

1.
          Desde o aparecimento do homem até o desenvolvimento das primeiras civilizações antigas, ocorreu um enorme período em cujo transcurso a organização das sociedades humanas foi adquirindo crescente complexibilidade.
         Com base em observações, estudos e experiências utilizando materil fóssil, os cientistas traçaram a linha da evolução dos seres vrtebrados, cujo surgimento ocorreu no mar, a partir de organismos menores. Surgiram os peixes, depois os anfíbios, em seguida os répteis, as aves os mamíferos.
         Entre os mamíferos, teria surgida a cerca de 13 milhões de anos a ordem dos primatas, incluindo atualmente os macacos e os homens. Milhões de anos se passaram desde os primatas mais simples, por meio de seleção natural, até o homem:

Australopthecus;
        Surgiu na África do Sul. Era bépede, mas tinha andar cambaleante.Vivia em bandos, morava em cavernas, coletava frutas, raízes e sementes.

Homo Habilis;
        Encontrado no continente africano. Elaborava instrumentos de pedra lascada para quebrar sementes mais duras, cavar a terra e cortar a carne dos animais.

Pithecanthopus eretus e Homo erectus;
        Apareceram no continente africano e asiático. Mais desenvolvido que o Homo habilis, dominavam o fogo e construiam suas próprias habitações.

Homem de Neandertal;
        Uma espécie mais primitiva do que o Homo sapiens.

Homo Sapiens;
        Os arqueólogos encontraram duas ramificações:

Aro-Magnon: percorreu várias regiões da Europa e Oriente Médio atrás de mamíferos de grande porte. Tinha um nível elaborado de organização social e de pensamento, expressava o que pensava por meio da línguagem falado. Esse ramo Homo Sapiens desapareceu completamente por volta de 25.000 anos atrás. Ignoram-se as razões de sua extinção.

Homo Sapiens Sapiens: (homem que sabe que cabe) deu origem ao homem atual viveu em várias regiões da terra por volta de 35.000 a 40.000 aos atrás. A ciência reflexiva (sabe que sabe) é característica fundamental que destingui o homem moderno dos homens primitivos.

Nenhum comentário: